domingo, agosto 15, 2004

Ao cair das folhas...

Setembro, o mesmo da saudade neste pedaço de terra esquecido pelos deuses.
Chegou a hora das despedidas, a hora de voltar para o emprego, a hora de dizer "até para o ano". Será que isto nunca vai acabar? Será que seremos sempre um povo de emigrantes?
Ai, como eu quero um Portugal forte, batalhador, seguro e acima de tudo justo para com o seu próprio povo.
Ao ver a caixa mágica assisto a muitos depoimentos e frases feitas de quem tem muito orgulho nos nossos irmãos que se aventuram por esse mundo fora, mas tudo isso faz-me pensar se não estará na hora de criarmos um Portugal melhor, se o facto de termos emigrantes não é o reflexo da pobreza de um povo. Claro que é!
Por outro lado também penso no porquê de os portugueses que emigram serem tão reconhecidos lá fora e quando estavam cá eram pessoas acomodadas que assistiam a tudo e nada faziam. Porquê?! Porque é que lutamos mais quando estamos fora da nossa pátria?! Não devia ser ao contrário?!
Por vezes, quando vou a conduzir, olho para os campos e cidades deste país e vejo o quão bonita é esta terra. Um terra de poetas e aventureiros! Uma terra conquistada a pulso e defendida com sangue. Será que os verdadeiros portugueses que tanto queriam este Portugal foram aqueles que já morreram nos campos de batalha? Ainda existiram esses portugueses? Não sei, mas de um coisa tenho a certeza, se não existirem então nada vale a pena, pois um país sem patriotas é como um corpo sem alma.
Não confundam patriotismo com fanatismo. O patriotismo é como o amor, temos de dar sem esperar receber...